BASTA UM CLIQUE!

Ao visitar as páginas dos parceiros presentes nas propagandas deste blog, você nos ajuda a obter recursos para diversos trabalhos sociais feitos pelo MBS. Basta um clique em qualquer propaganda com a marca "google", e muita gente agradecerá pelo seu gesto. Participe!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Praga do Falso Sequestro


Bandidos estão aproveitando este início de ano para tentar aplicar, em diversas casas de Poço Fundo, o golpe do Falso Sequestro. Neste dia 11, foram várias denúncias à Delegacia de Polícia, e o JPF apurou que pessoas ligadas a uma mesma família, mas que moram em casas diferentes, receberam ligações na madrugada de quinta para sexta-feira.

O procedimento é sempre o mesmo: os meliantes ligam de um celular, a cobrar ou com ID suprimido, a chamada ligação confidencial (quem tem identificador de chamadas vê o número como está na foto). Quando a vítima atende, do outro lado da linha alguém finge ser uma pessoa próxima, e começa a chorar e a dizer que está em perigo, num local desconhecido e nas mãos de gente perigosa.

Logo após, um dos bandidos começa uma verdadeira tortura psicológica. Ele ameaça matar a pessoa "sequestrada" (geralmente um filho ou filha da vítima) caso não lhe seja fornecido uma certa quantia ou créditos de celular.

A vítima, desesperada, geralmente passa números de contas de banco, senhas e outros dados que os bandidos utilizam para retirar o dinheiro.

Só depois do sufoco é que os pais, mães, avós ou outras pessoas que tenham recebido a ligação descobrem que foram vítimas de um golpe.

Confira algumas das orientações do delegado Dr. Thiago Ribeiro, responsável pela delegacia de Poço Fundo, quanto a essa questão:

• Ao receber ligações deste tipo, mantenha a calma. Finja, a princípio, que acredita na história, mas não forneça número de conta, senhas, dados pessoais como CPF e identidade e nem mesmo números de outros telefones ou celulares que possua (os bandidos pedem estes números para ligar e mantê-los ocupados. Assim, você não pode acionar a Polícia e nem telefonar para a pessoa que eles dizem ter sequestrado).

• Diga que está sozinho (a), e se tiver um outro telefone ou celular com você ou com alguém da família, ligue para seus familiares, pergunte sobre a pessoa que eles dizem ter sequestrado e também para a Polícia.

• Desligue o telefone. Eles não vão mais ligar para você quando perceberem que o golpe não deu certo.


Armadilha

Há alguns meses atrás, em São Paulo, um homem recebeu um telefonema de bandidos. Eles, provavelmente de um presídio, diziam que estavam com o filho da vítima, e que iriam matá-lo caso não lhes fosse fornecido o número e a senha de sua conta bancária.

Detalhe: os bandidos passaram várias informações que batiam com as características do suposto sequestrado. Mesmo assim, o pai, depois de ligar para o rapaz e confirmar que ele estava bem e em sua casa, disse aos bandidos que não tinha muito dinheiro no banco, mas que possuia uma certa quantia em sua casa. "Marque um lugar e eu deixo o dinheiro, e vocês me devolvem meu filho", sugeriu.

De olho grande na quantia sugerida, os meliantes toparam e marcaram um esquina para a entrega. Resultado: a PM e a Polícia Civil, informadas, estavam à espera e prenderam duas pessoas. Pelo menos a quadrilha que agia naquela região já não teve mais chances de aprontar outras destas.
Talvez seja hora de alguns poço-fundenses seguirem este exemplo. Estas ações já viraram praga, e chegou o momento de eliminá-la.

2 comentários:

  1. É certo que devemos levar em conta o que o Dr. Jeférson ensinou,mas no meu caso que fui acordado na madrugada da quinta para sexta na tentativa de me extorquir,com o sono que eu estava e sabendo do que se tratava,não pensei 2 vezes e apenas disse: vai cag.., e desliguei o telefone. Caso aconteça de novo mandarei a Mãe deles(bandidos) vir pessoalmente buscar o dinheiro.E saber que existem pessoas que caem neste conto...

    ResponderExcluir
  2. Me desculpem quando disse Dr. Jeferson mas sim Thiago.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião com equilibrio, respeito e bom senso. Comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão excluidos.