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quarta-feira, 26 de maio de 2010

CAMPANHA ANTI BULLYING - COMO VAI FUNCIONAR?

“E SE FOSSE COM VOCÊ?" é o tema desta campanha, que visa erradicar este mal de nossas escolas, empresas e instituições em geral.


OBJETIVOS: Promover, através de um intenso trabalho de informação, formas de combate e prevenção ao bullyng em todas as esferas do município onde esta prática pode ocorrer (escolas, empresas, instituições públicas, etc…); resgatar a auto-estima das vitimas e potenciais vitimas; promover relações saudáveis; promover solidariedade (tanto para incentivar a defesa das vitimas como o ato de denunciar os infratores.

O QUE É BULLYING?
De maneira suscinta, é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Caracterização do bullying
1. o comportamento é agressivo e negativo;
2. o comportamento é executado repetidamente;
3. o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

O bullying divide-se em duas categorias:
1. bullying direto;
2. bullying indireto, também conhecido como agressão social

O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:

* espalhar comentários (incluindo ai o cyberbullying – via internet);
* recusa em se socializar com a vítima
* intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
* criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência. Os atos de bullying configuram atos ilícitos, não porque não estão autorizados pelo nosso ordenamento jurídico mas por desrespeitarem princípios constitucionais (ex: dignidade da pessoa humana) e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. A responsabilidade pela prática de atos de bullying pode se enquadrar também no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram nesse contexto.

A Campanha “E se fosse com você?” quer promover não apenas um amplo debate sobre o assunto, mas ações práticas de combate à essa prática nociva à saúde, à auto-estima e ao bem-estar psicológico das pessoas (há casos que o bullying culmina em assassinatos e suicídios).

O PROJETO:
O projeto do MBS – Instituto de Comunicação, para o desenvolvimento da Campanha, ocorre em três fases:

1 – Captação de Recursos
2 – Campanha informativa
3 – Capacitação de agentes multiplicadores
4 – Acompanhamento de casos

A CAPTAÇÃO DE RECURSOS é a busca de apoio financeiro para elaboração de cartazes e panfletos, matérias pagas em jornal e rádio, divulgação através de sites e blogs e material didático para palestras (prazo:Uma semana).

A CAMPANHA INFORMATIVA inicia-se de acordo com os recursos obtidos, com montagem de projetos gráficos e artigos em jornal, rádio e sites locais (prazo: indeterminado – quanto mais tempo de ação, melhor). Nesta fase, não só se explica claramente o que é o bullying como também suas implicações psicológicas a quem sofre e as consequências legais para os que o praticam.

A CAPACITAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES se dará nas escolas e entre as empresas que enviarem representantes para palestras gratuitas, que ensinarão técnicas para identificação de potenciais vitimas (ou que já são alvos) e agressores, abordagem e primeiras providências (prazo: Começa em até duas semanas após o inicio dos trabalhos e prossegue enquanto houver demanda).

O ACOMPANHAMENTO DE CASOS se dará na sede do MBS, tanto com vitimas (com trabalhos via PNL para resgate da auto-estima) como de agressores (seguindo a mesma linha), além de trabalho conjunto com ambos e suas familias (prazo:indeterminado. O Instituto estará sempre à disposição para este atendimento).

OS COLABORADORES
Os colaboradores da Campanha podem participar com qualquer quantia, desde que a partir de um mínimo de R$ 50. Todos serão citados com o termo “apoio” em todas as atividades e material de divulgação, pelo tempo em que a campanha durar. Quanto maior a colaboração, maior o espaço cedido.
Já as instituições públicas envolvidas (Prefeitura, Câmara, …) serão citados em conjunto com o MBS, como promotores da Campanha.
Todos receberão, após os trabalhos, um balanço com a prestação de contas quanto as ações desenvolvidas, pessoas atendidas e público alcançado pelas informações repassadas.
Os trabalhos de divulgação começam com noticias no plantão da rádio Gimirim FM, passando depois a artigos no site www.visionfals.com e no Jornal de Poço Fundo.


Quer saber como participar desta campanha? Ligue: 35 – 9902-0871 e fale com o jornalista e consultor Antonio Carlos

MBS – INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO
CNPJ 11.548.514/0001-00
Rua João Soares Júnior, 65 – Poço Fundo-MG – Fone: (35) 9902-0871

Contato via internet: mbs.instituto@gmail.com; MSN: mago_atpp@hotmail.com

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