BASTA UM CLIQUE!

Ao visitar as páginas dos parceiros presentes nas propagandas deste blog, você nos ajuda a obter recursos para diversos trabalhos sociais feitos pelo MBS. Basta um clique em qualquer propaganda com a marca "google", e muita gente agradecerá pelo seu gesto. Participe!

sábado, 25 de setembro de 2010

"BUG" ESTÁ DANDO TRABALHO PARA USUÁRIOS DO ORKUT

Quando você entra na sua página do orkut, aparece no navegador "Pegadinha do Malandro...rs" ? Veja porque isto está acontecendo e como se livrar parcialmente do problema.

Uma falha no código do Orkut fez com que mais de 180 mil usuários fossem infectados com um bug que impede o uso da rede social. O problema ocorre na página de recados que, ao ao ser visualizada, leva automaticamente para uma comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut". A noticia foi publicada no site da Globo (www.globo.com)
A falha ocorre no processamento das mensagens dos usuários que permite que hackers insiram um código JavaScript, tornando a pessoa  um membro da comunidade. Ao entrar nos "scraps", como são chamadas as mensagens da rede social", além de ser levado para a página "Infectados pelo Vírus do Orkut", o usuário passa o "bug" automaticamente para os amigos.
Depois da descoberta, uma outra comunidade passou a ser utilizada pelos hackers: Jump Lan House.
Como todos os afetados pela falha se tornam membros da comunidade, a página, criada neste sábado, já possui mais de 180 mil membros. De acordo com um colunista de segurança para o PC do G1, o bug se tornou público na noite de sexta-feira (24). O Google foi avisado do problema por volta das 22h40 e ainda não tomou nenhuma providência.
Pelo que se sabe, o problema prejudica apenas o uso da rede social e não existe o risco do problema se espalhar para o computador como um vírus. O colunista explica que basta os usuários não acessarem as páginas de mensagens dos amigos até o problema ser resolvido para evitar ser atingido pelo bug.
Na comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut", o usuário da rede social Rodrigo Lacerda assume a autoria do Bug. "Você chegou aqui através de uma falha grave no orkut. A falha já foi comunicada ao Google e deve ser corrigida em breve. A comunidade só tem o intuito de forçar uma correção mais rápida", explica Lacerda na comunidade.
Já na comunidade Jump Lan House, o suposto dono diz se chamar Diego Trindade. Ele invade os perfis dos usuários e muda a apresentação colocando no lugar "Diego Trindade passou aqui". Há perfis que ele muda totalmente. Em alguns casos, muda a apresentação inicial trocando-a por uma bandeirinha do Brasil, e manda recados com esta bandeirinha para grupos de amigos com a mensagem "Eu tambem estou por aqui".
Há outras comunidades que são utilizadas para passar o virus, como "Tigeek.com.br"; "f.... os fofoqueiros do orkut";"Desing.up"; "tava muito bom pra ser verdade"...e outros . Basta notar em qual você passou a ser membro sem ter pedido e você saberá quais são, com certeza.
Até o momento, o Google não se manifestou sobre o problema.

Alternativas que utilizei para resolver o problema parcialmente

- Fui à comunidade e cliquei em "Deixar Comunidade". Assim, acredito que deixei de passar o virus através dos meus recados.
- Recebi alguns recados intitulados "Bom Sábado", de vários amigos. Deletei todos! Deletei também os recados que chegaram com as bandeirinhas do Brasil e a mensagem "Agora eu também estou por aqui".
- Alterei a senha do meu orkut. Na primeira vez não deu muito resultado, mas depois que sai da comunidade, parece que resolveu. 
- Aproveitei e fiz uma limpeza no histórico do meu navegador e também, por via das dúvidas, passei o antivirus. Não custa nada, né?
Siga estes procedimentos acima e evite ir para a página de recados até que a google se manifeste, se é que ela vai fazer isso...rsrsrs.
...................................................................

10 comentários:

  1. Nhaim.. que chatisse esse vírus.. agora nem lembro mais o que é que tava escrito em meu perfil... assss

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo
    Fiz tudinho que vc disse, porem não consigo sair das comunidades ou mudar várias outras coisas!

    ResponderExcluir
  3. do nada meu orkut foi parar na página de login do google e eu NÃO CONSIGO MAIS ACESSAR A CONTA

    ResponderExcluir
  4. Xiiii... anônimo. Vc pode ter demorado para trocar sua senha, e o safado do hacker fez isso antes...
    Tenta novamente. Se não conseguir, nem adianta entrar em contato com o google, porque eles enrolam e nem respondem. Faz outro perfil.
    Fazer o que, né?

    ResponderExcluir
  5. Ou ótimo post, voce tinha razão apos retirar a comunidade resolvi meu problema. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. velho, acabei de pegar, e achei o numero da tal loja de informatica... o tel cai direto na caixa do tal do diego!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse cara tinha que se explicar à policia, velho. Sujeitinho folgado, mano... Passe esse número pro google ou denuncie.

    ResponderExcluir
  8. De suma importância as informações prestadas no blog, pois muitas pessoas não sabem agir, e o sistema sobre os crimes eletrônicos ainda são de extrema fragilidade. Espero que se resolva logo esse tumulto todo e volte ao normal. Att.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião com equilibrio, respeito e bom senso. Comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão excluidos.