Alfenas teve seu primeiro caso confirmado de dengue. A noticia foi divulgada pelo Jornal dos Lagos, em sua versão on line (www.jornaldoslagos.com.br).
Este ano a cidade tem registrados cinco casos suspeitos. Com a confirmação de um deles, estão sendo aguardados os resultados dos outros quatro. No ano passado foram registrados 23 casos suspeitos e nenhum confirmado.
O jornal informa ainda que a paciente que contraiu a doença é uma moradora do Jardim São Carlos, que foi infectada em outra cidade para onde viajou antes do carnaval. Lá apresentou os primeiros sintomas. Em Alfenas foi colhido material para exame de sorologia e o resultado confirmou a dengue.
Ela passa bem e os agentes de saúde da Coordenadoria Municipal de Zoonozes já fizeram o bloqueio na região onde ela reside. Ao contrário do que ocorre normalmente, quando é ministrado veneno para combater larvas, no caso de confirmação de doença, é usado inseticida para combater os insetos que já estejam voando para evitar o contágio de outras pessoas.
Tudo sobre Poço Fundo, Alfenas, Pouso Alegre, Varginha, Machado, São João da Mata, Carvalhópolis, Silvianópolis, Turvolândia, Paraguaçu e toda a região do Sul de Minas. Concursos e oportunidades, dicas e noticias em geral.
BASTA UM CLIQUE!
Ao visitar as páginas dos parceiros presentes nas propagandas deste blog, você nos ajuda a obter recursos para diversos trabalhos sociais feitos pelo MBS. Basta um clique em qualquer propaganda com a marca "google", e muita gente agradecerá pelo seu gesto. Participe!
domingo, 28 de fevereiro de 2010
PRIMEIRO CASO DE DENGUE DE 2010 CONFIRMADO EM ALFENAS
domingo, 21 de fevereiro de 2010
AFOGAMENTOS AUMENTAM E ACIDENTES DIMINUEM NO CARNAVAL DE MINAS
Não é só de diversão e alegria que o carnaval é feito. Este período de festa no país tem um crescente número de acidentes e afogamentos, e na região não é diferente. No Sul de Minas, diversas cidades recebem muitos turistas por terem carnavais tradicionais e por estarem às margens do Lago de Furnas; dois pontos que contribuem para os altos índices de desastres nas estradas e nas águas.
Em Minas Gerais, o número de mortes por afogamento cresceu 54% em relação ao último ano. De acordo com o balanço parcial do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar mostra que pelo menos 40 vidas foram perdidas em rios, lagos e lagoas da região metropolitana e do interior até a tarde de quinta-feira (18). A quantidade de mortes pode aumentar, pois ainda há pessoas desaparecidas.
Segundo informações do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Varginha, foram atendidas nas operações realizadas entre a última sexta-feira (12) a terça-feira (16), pelo 9º Batalhão Sede e através de seus Pelotões destacados na região do Sul de Minas, 1033 ocorrências, com destaque para registro de oito afogamentos nos municípios de Varginha, Três Corações, Córrego do Ouro (Distrito de Campos Gerais), Boa Esperança, Pontalete (Três Pontas), Campo Belo e Alfenas.
Já nas estradas, os índices de acidentes diminuíram. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, o número de mortos nas estradas estaduais mineiras e federais delegadas, sob suas responsabilidades, caiu em 60%, durante o feriado de carnaval deste ano em relação ao mesmo período de 2009. No ano passado 26 pessoas perderam a vida. Este ano, foram 12. Também teve queda o número de acidentes, passando de 412, no ano passado, para 361, neste ano, o que representou uma redução 13,62%.
A Polícia Militar de Minas Gerais reforçou o policiamento nos 31.469 quilômetros de rodovias sob sua responsabilidade em todo o Estado, com a Operação carnaval 2010, que teve início na última sexta-feira (12), às 18h, e término na Quarta-feira de Cinzas (17), às 8h. A ação contou com cerca de 40 mil homens, utilizando viaturas, helicópteros, avião, radares e bafômetros.
Em dados gerais a PM de Minas teve números bem satisfatórios de redução em todo estado, os acidentes de trânsito rodoviário sem vítima foram de 122, uma redução de 20% em relação a 2009, quando houve 154 registros. Já o número de vítimas fatais teve uma grande redução, de 33 vítimas ano passado, caiu para 13 este ano, uma redução de 60%. Com relação ao número de feridos a queda também foi significativa. Os registros apontam 383 feridos no carnaval deste ano, contra 469 em 2009.
Marcadores:
acidentes,
afogamentos,
carnaval,
sul de minas
SUL DE MINAS: TERRA DE ESPORTES RADICAIS
(Com informações do Ig Turismo)
Que o circuito de Serras Verdes, no sul de Minas Gerais, é de fato um paraíso para quem gosta de esportes de aventura, não há dúvidas. Com uma paisagem formada por vales, montanhas e grandes áreas verdes cobertas por florestas de araucárias, o local também oferece atrativos turísticos para os que querem só sossego, mas, claro, a preferência é pela movimentação e adrenalina.
Localizado na Serra da Mantiqueira, quase na divisa com o Estado de São Paulo, o Circuito abrange as cidades de Itapeva, Extrema e Monte Verde, entre outras, e atrai turistas que buscam um cenário exuberante, diversão e descanso.
A paisagem é formada por montanhas cortadas por cachoeiras, cercadas por flora e fauna remanescentes da Mata Atlântica, antigas fazendas de café e sítios arqueológicos.
Apesar de exalar calmaria e tranquilidade, a região é um sonho para os amantes dos esportes aventura e ecoturismo. São mais de 45 cachoeiras, corredeiras, locais para a prática de arvorismo, escalada, rapel e uma infinidade de outros recursos naturais, que atendem aventureiros iniciantes e praticantes com nível avançado.
O Rio Jaguari é considerado um dos melhores para a prática do rafting no Brasil. Na temporada, que vai de dezembro a maio, atinge níveis IV e V. É praticado em um trecho que está localizado entre os municípios de Camanducaia e Extrema.
Os adeptos de uma boa caminhada no meio da natureza podem fazer a Trilha da Pedra das Flores. Em uma plataforma de rocha em tom róseo com área de aproximadamente um quilômetro quadrado, e visão de 360 graus, é possível avistar desde a cidade de São Paulo até a Pedra de São Domingos, ponto mais alto do Sul de Minas Gerais.
A Pedra das Flores possui em suas fendas e ondulações, lindas espécies de flores, entre elas orquídeas, chuva de ouro, bromélias e lírios rubis. No local ainda é possível visitar uma gruta ou praticar rapel.
Marcadores:
esportes radicais,
noticias,
sul de minas
CHUVAS VOLTAM A INUNDAR AVENIDA E "JUNÇÃO"
Após um período marcado por altas temperaturas, sol escaldante e quase nenhum pingo de chuva, as tormentas parecem ter voltado à Poço Fundo. No último sábado (20), uma forte tempestade, que durou cerca de 20 minutos, inundou novamente a região conhecida como "Junção" (a curva que une a rua Ferreira de Assis com a Roberto Assi), um dos poucos pontos que ainda não passaram por obras que evitem este tipo de problema.
Mesmo assim, muita gente comemorou e agradeceu aos Céus. Primeiro, porque a chegada da chuva provocou uma leve queda na temperatura, e o dia ficou bem mais agradável. Segundo, porque as previsões apontavam precipitações no domingo e na terça de carnaval, e não se confirmaram, para alegria dos foliões."Depois da festa, neste tempo de quaresma, São Pedro pode mandar quanta água quiser, pois colaborou com a gente no Carnaval e nos deixou trabalhar tranquilos", disse um comerciante.
De acordo com os principais sites de meteorologia, o tempo abafado continua a prevalecer, com fortes pancadas de chuva no decorrer dos próximos dias.
Marcadores:
chuvas,
inundações,
Poço Fundo-MG
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
REGULAMENTO DO DESAFIO JPF - LACQUA PERFUMES
A cada edição do JPF, novas perguntas. Quem participa pode ganhar brindes. Confira:
1) Para participar, o candidato deve responder às questões, recortar o cupom e deposita-lo nos pontos de coleta;
2) Os cupons devem ser entregues até a data limite. Exemplo: Os cartões com as respostas das edições de fevereiro devem ser postados até o último dia do mês e assim sucessivamente;
3) As respostas das questões do mês serão publicadas/divulgadas na primeira edição do mês posterior. Assim como a classificação dos participantes;
4) Cada alternativa tem apenas uma resposta correta. Cada acerto vale três pontos;
5) Ao final da promoção, a pessoa que fizer mais pontos será considerada a vencedora;
6) Também serão premiados o segundo e o terceiro colocados do ranking geral;
7) Em caso de empate, os concorrentes que estiverem em igualdade serão considerados os respectivos detentores da colocação que obtiveram;
8) Os prêmios da promoção serão:
1º lugar: uma cesta com produtos de beleza;
2º lugar: uma chapa alisadora de cabelos;
3º lugar: uma assinatura do Jornal de Poço Fundo.
9) Os cartões que forem entregues fora do prazo estipulado pela promoção serão considerados nulos.
Marcadores:
Desafio JPF - Lacqua,
Poço Fundo
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
JUSTIÇA DETERMINA REABERTURA DE INSCRIÇÕES NOS CORREIOS
Do site Uai Concursos
Concurseiros que pretendem disputar uma das 6.565 vagas oferecidas pelos Correios devem ficar atentos. Mesmo após os Correios terem, por várias vezes, alterado o prazo para inscrições e retificado o edital do concurso, a Justiça encontrou irregularidades no documento de abertura da seleção.
Nesta segunda-feira (01/02), a Defensoria Pública da União em Minas Gerais (DPU/MG) obteve, junto à Justiça Federal, liminar em ação civil pública para garantir aos cidadãos de baixa renda a isenção da taxa de inscrição da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
A decisão judicial determina a reabertura do período de inscrições por, no mínimo, 15 dias. Com a liminar, os candidatos que não puderam se inscrever por falta de condições financeiras vão poder participar do processo seletivo após comprovarem a hipossuficiência de recursos, conforme o Decreto Federal nº 6.593/08. A Justiça Federal em Minas Gerais determinou ainda a devolução do valor da taxa aos candidatos de baixa renda que já tinham feito a inscrição no concurso.
Segundo consta do edital, a taxa para os interessados em concorrer às vagas de nível superior é de R$ 60. Já para as oportunidades de nível médio, o valor varia entre R$ 30 e R$ 35. Como o documento não prevê a isenção da taxa para as pessoas carentes, a Defensora Pública Federal Giêdra Cristina Pinto Moreira, titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da DPU/MG, ajuizou a ação para garantir a isonomia do processo seletivo.
Para a Defensora Pública Federal, a cobrança da taxa inviabiliza a participação de inúmeras pessoas que não dispõem do valor ou que prejudicariam a própria subsistência para fazer o pagamento. "Essa situação desrespeita a nossa Constituição", considera. Atualmente, a Diretoria Regional dos Correios em Minas Gerais também promove outras duas seleções públicas. Nelas, a isenção da taxa de inscrição para cidadãos de baixa renda foi adequadamente prevista.
Segundo Giêdra Cristina, a Justiça Federal deve, em breve, intimar os Correios da decisão liminar.
Confira aqui o edital de abertura do concurso dos Correios.
Com informações da assessoria da Defensoria Pública da União
Assinar:
Postagens (Atom)