BASTA UM CLIQUE!

Ao visitar as páginas dos parceiros presentes nas propagandas deste blog, você nos ajuda a obter recursos para diversos trabalhos sociais feitos pelo MBS. Basta um clique em qualquer propaganda com a marca "google", e muita gente agradecerá pelo seu gesto. Participe!

domingo, 21 de junho de 2009

CRUELDADE EXTREMA


Homens invadem rancho e atacam quatro bois a machadadas. Um dos animais foi esquartejado vivo.

Um ato extrema crueldade revoltou peões, boiadeiros e moradores de Poço Fundo, na manhã deste domingo (21). Durante a madrugada, homens ainda não identificados invadiram um rancho nas proximidades da cidade e atacaram quatro bois a machadadas e facadas. Um dos animais, o único que estava no local quando da chegada de nossa reportagem, foi esquartejado, provavelmente ainda vivo. Os outros três foram levados para um frigorífico, onde seriam sacrificados, segundo as primeiras informações.
Os animais faziam parte de uma boiada de Paraguaçu, que iria participar do Desfile de Carreiros de Poço Fundo neste domingo. Assustado e triste pela perda que sofrera, o proprietário, identificado apenas como Fabinho, optou por reunir o restante dos animais e voltar para sua cidade.
Entre os peões e boiadeiros que se juntaram no local para conferir de perto a história, já que muita gente não acreditava na existência de pessoas tão cruéis, afirmam que os invasores tinham bom conhecimento, pois a retirada do quarto traseiro do animal se deu nos pontos corretos de corte. Outra constatação foi de que o ato se deu de maneira de maneira rápida e aleatória. "Pelo visto, eles entraram e já saíram distribuindo machadadas e facadas. Pra cortar o quarto traseiro, um deles deve ter segurado o animal, que estava vivo, pelos chifres", disse um dos peões, que preferiu não se identificar.
A violência foi tanta que uma das facas utilizadas se soltou do cabo, e este foi abandonado próximo ao boi abatido.
A Policia Militar foi acionada e fez diligências para tentar localizar os autores do crime, mas até o momento ninguém foi preso.

VEJA TAMBÉM:

sábado, 20 de junho de 2009

DESTAQUES DO JPF E ÚLTIMAS DO SÁBADO

Destaques do Jornal de Poço Fundo
A edição 249 do Jornal de Poço Fundo vem com um alerta: cães abandonados ou deixados na rua por seus donos agora também atacam pessoas que caminham pelas vias. O caso mais grave envolveu um aposentado de 68 anos, que teve a pele de uma das pernas dilacerada por um destes animais.
Confira as reclamações de moradores, o que diz a prefeitura e as implicações da lei nestes casos.
Além disso, esta edição traz noticias sobre o plantão no Pronto Atendimento, que teve dias complicados na última quinzena; homenagens ao falecido "jian" (dos congadeiros); o jogo da memória, para lembrar o técnico João Maneca; eventos da quinzena; um assalto ocorrido no bairro Barro Amarelo; informações sobre a Promoção Comércio de Poço Fundo e Festa de São Benedito, o sucesso da estilista Stela e a cadeirante Cecília em desfile de moda inclusiva, em São Paulo e muito mais!
Adquira seu JPF nas bancas ou ligue (35) 3283-1575 para fazer a sua assinatura. Você concorre a um Reveillon em Guarapari - ES. Vai perder?


Sábado de proteção aos pequenos
Os pequeninos de Poço Fundo estão movimentando os postos do PSF e locais especiais de vacinação contra a poliomielite, desde as 08h00 da manhã de hoje. Os pais estão partipando com empenho da Campanha Nacional que visa imunizar os menores de 5 anos contra a doença, que já foi erradicada no Brasil, mas ainda existe em países vizinhos.
Os pequenos receberão as gotinhas salvadoras até as 16h00, mas a campanha segue ainda pela próxima semana.
Lembre-se: "Não pode vacilar! Tem que vacinar".

Esfaqueamento
O fim de semana começou quente na área compreendida entre Machado e Poço Fundo. Na noite desta sexta-feira (19), foram registrados um esfaqueamento e um acidente com morte na região. Confira tudo no Em Flagrante

VEJA TAMBÉM:

sexta-feira, 12 de junho de 2009

PERIGO DO INICIO AO FIM

Na saída do Nova Gimirim para a estrada da Assunção, cenas como essa eram comuns: carros encravados ou atravessados na pista, por conta do barro liso

Quem tenta trafegar pela estrada que leva ao bairro Assunção enfrenta, já na saída do bairro Nova Gimirim, um bocado de dificuldades por conta das condições do piso. O barro faz com que os veículos deslizem e a consequência é óbvia: carros virados na pista e perigo de acidentes.
Por quase toda a extensão da via, o perigo continua. Há pontos em que é praticamente impossível manter o controle do veículo.
O JPF entrou em contato com a Prefeitura para informar do perigo gerado pelas condições da via e aguarda providências.
Mais detalhes no JPF 249.

CURTAS DA MANHÃ - 12/06


Fé provada às pressas
Fiéis Católicos de Poço Fundo deram, na tarde de ontem (quinta-feira, 11) uma demonstração de que mesmo na pressa é possível promover uma bela procissão de Corpus Christhi. A chuva quase atrapalhou, mas na primeira parada, praticamente já durante a missa, os moradores trataram de correr para fazer os enfeites, ainda que de maneira simples, para a passagem do Corpo de Cristo nas ruas gimirinenses.
Detalhes no próximo JPF e, mais tarde, fotos aqui, no nosso site.


H.G. sem plantonista
Pacientes que procuraram o Hospital de Gimirim na manhã desta sexta-feira estão dando de cara com um sério problema: Não há médico plantonista no atendimento ambulatorial. Segundo a Diretora Admistrativa do hospital, Daniela Assis, o problema ocorre porque a médica Dra. Juliana, escalada para este dia, deixou o hospital para fazer residência em Juiz de Fora. O mesmo problema acontece às segundas-feiras, e o motivo também: o médico Dr. Alessandro passou em residência e optou em deixar o plantão poço-fundense.
Segundo a Diretora, um médico de outra cidade, Dr. Fábio, aceitou atender no plantão da sexta, mas teve um problema no veículo e só chegaria em Poço Fundo por volta das 13hs.
Ela disse também que os atendimentos de urgência ocorrem normalmente, com dois médicos do PSF que são acionados quando necessário. "Na verdade, é exatamente isso que é a nossa função, a emergência. O atendimento ambulatorial é feito nos PSF´s, e se alguém reclamar que não há fichas, isso sim, é ilegal, porque o médico tem que atender à demanda, e não a um número fixo de pacientes", garante a diretora.
Mais no JPF 249

quinta-feira, 11 de junho de 2009

FERIADO CHUVOSO

Poço Fundo amanheceu chuvoso e sem muita pinta de que será possivel fazer os enfeites do Corpus Christhi.

O feriado de Corpus Christhi não vai ser dos mais bonitos, pelo menos no que se refere ao belo sol que geralmente se faz presente na data. A manhã deste dia 11 é de uma leve mas intermitente chuva, que pode atrapalhar inclusive os trabalhos de enfeites para a tradiciona procissão que sempre ocorre às 15 hs deste dia importante para a Igreja Católica.
Mesmo assim, os fiéis estão a postos para, na primeira oportunidade, fazer a sua parte para garantir a beleza da festa.
De acordo com dados do Climtatempo, o dia permanece nublado, com o sol aparecendo em alguns momentos, mas chuva não tem hora para aparecer e nem para acabar. A mínima é de 14 e a máxima é de 22 graus celsius.

Veja também:
2007 (44)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

DEMISSÃO EM MASSA NA PREFEITURA


A Prefeitura de Poço Fundo anuncia que vai demitir, até julho, pelo menos 60 funcionários contratados. A medida atende exigência de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo Executivo junto ao Ministério Público e visa acabar com contratações irregulares, além de também promover corte nos gastos, já que todas as prefeituras passam por momentos difíceis por conta da Crise Econômica Mundial.
Outras ações ainda nesta área devem ser levadas a cabo, já que funcionários de setores como o da Sáude, por exemplo, não entraram na lista, mas devem passar por uma regularização ou processo seletivo simplificado.
Este é o destaque do JPF 248, lançado no último dia 6 e que traz também tudo sobre a prisão de estelionatários com R$ 2,8 mil falsos, as leis aprovadas pela Câmara Municipal e que geraram discussões acaloradas, a invasão de cascavéis em residências do Nova Gimirim, a aprovação do transporte de trabalhadores rurais em veículos de carga no município, o capotamento na Curva do Sinésio, as atividades das escolas públicas da cidade e muito mais!
Adquira o seu JPF nas bancas e concorra a uma viagem para passar o Reveillon em Guarapari - ES. Compre nas bancas ou asssine: (35) 3283-1575

VEJA TAMBÉM:

VEREADORES TROCAM FARPAS EM REUNIÃO


Vereadores das bancadas situacionista e oposicionista trocam farpas durante votação de leis polêmicas. Wladimir e Waguinho protagonizaram as principais discussões.

A reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada no último dia 26 (terça-feira) foi bem movimentada e carregada de momentos tensos. Discussões acaloradas e troca de acusações apimentaram as votações. Um bom público se fez presente, e em alguns momentos chegaram a aplaudir falas do presidente da casa. No que se refere à aprovação das leis mais polêmicas, pode-se afirmar que houve um "empate técnico" entre as bancadas de Oposição e da Situação.
Dentre as principais votações da noite, destaque para a lei que promove a Humanização do Parto, de autoria do presidente Wladimir Corrêa, e a que autoriza a Prefeitura Municipal a comprar novos ônibus para o transporte escolar, mediante financiamento do projeto Caminhos da Escola. Os vereadores divergiam claramente quanto à necessidade destas leis, mas ambas acabaram aprovadas.
Na primeira, que obriga o Hospital de Gimirim a autorizar o acompanhamento das parturientes por um parente ou pessoa indicada, do pré ao pós-parto (PPP), a aprovação se deu por apenas quatro votos. Já a compra dos novos veículos pela prefeitura ganhou sinal verde de cinco vereadores, sendo um da Oposição.
A noticia completa você confere no JPF, edição 248, nas bancas!

VEJA TAMBÉM:

POPULAÇÃO COBRA EXEMPLO AMBIENTAL DA CÂMARA


Em plena época de consciência ambiental, nada mais justo que exigir atitudes politicamente corretas neste setor, principalmente das autoridades. Pelo menos é o que pensam alguns leitores do JPF que costumam caminhar pela avenida José Evilásio Assi. Eles viram que a Câmara têm aprovado leis que favorecem o desenvolvimento sustentável, e por isso mesmo pedem que a entidade também dê o exemplo, com uma boa economia de energia.
O pedido foi feito á reportagem do JPF porque os moradores notaram que, durante toda a noite, um refletor (algo que consome um bocado de energia) fica aceso, e também a parte frontal da Casa Legislativa. "Todos nós vemos matérias e mais matérias sobre o quanto a economia de energia colabora com o meio ambiente e por uma melhor qualidade de vida, principalmente em nosso país, onde a maior parte da eletricidade é gerada pela força das águas. Tanto a Câmara como outras casas ligadas ao Poder Público deveriam dar o exemplo, e não apenas cobrar dos outros", disse um morador.
O JPF comentou sobre esta observação com a Secretaria da Câmara, e recebeu a informação de que à noite ficam acesas uma lâmpada da parte frontal, por razões de segurança, e o refletor, que ilumina as bandeiras. A lâmpada interna, no entanto, é econômica e não apresenta grande consumo.
Em conversa com o presidente Wladimir Corrêa, nossa reportagem tomou a liberdade de sugerir que as bandeiras fossem hasteadas e descerradas todos os dias, já que assim não seria necessário o uso do refletor. Wladimir afirmou que procuraria melhor forma de atender a este pedido, e concordou que a Câmara precisa mesmo dar o exemplo, pois assim sai na frente quando o assunto é consciência ambiental.
O JPF também conversou com o prefeito Beto Gouvêa, sobre outros prédios públicos que porventura fiquem iluminados durante toda a noite. Ele também se dispôs a tomar medidas de economia. "Talvez a troca de algumas lâmpadas por outras mais econômicas, ou ainda deixando algumas apagadas. Não custa nada pensar nesta questão com carinho e adotar medidas sobre as quais falamos tanto para os cidadãos e usamos tão pouco para nós", garantiu.
Aguardamos pelas providências.

VEJA TAMBÉM:

TRABALHADOR RURAL: TRANSPORTE EM VEICULOS DE CARGA APROVADO

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei do legislativo 10/09, que “Disciplina a autorização para transporte de trabalhadores rurais do município de Poço Fundo". A votação aconteceu em reunião extraordinária, às 19h00 do dia 1º (segunda-feira).
A nova lei tem como objetivo regulamentar o transporte dos trabalhadores, mas adequando a regras antes previstas por uma resolução do DER à realidade local. Veículos de carga, terminantemente proibidos na resolução estadual, são incluídos pela lei municipal, desde que haja algumas adequações, como bancos com encostos, fixados na estrutura da carroceria, carroceria com guardas altas em todo o seu perímetro e cobertura. Detalhes presentes nas regras do DER, como a exigência do Seguro Individual de Acidentes pessoais para cada trabalhador transportado também fazem parte da
nova lei.
O presidente Wladimir, autor do projeto, afirma que a nova lei leva em consideração que o município é eminentemente agrícola e figura dentre os que mais produzem café na região do sul de Minas Gerais. Por isso, a contratação de transportes de trabalhadores é uma necessidade, uma vez que a maioria dos produtores rurais não dispõem de transporte próprio necessário.
A lei já foi sancionada pelo prefeito municipal, Beto Gouvêa, e está em vigor desde sexta-feira, dia 5.

Confira, na íntegra, o texto aprovado pela Câmara.

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 10 DE 19 DE MAIO DE 2009.
“DISCIPLINA A AUTORIZAÇÃO PARA TRANSPORTE DE TRABALHADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO/MG.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE POÇO FUNDO, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais aprova o seguinte projeto:
Art. 1º - Autoriza a título precário, o transporte de trabalhadores rurais no município de Poço Fundo/MG.
Parágrafo Único – A autorização será emitida para os veículos nas situações descritas nesta Lei, sem prejuízo das disposições previstas na Legislação Civil, Trabalhista e no Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 2º - Para os efeitos desta Lei adotam-se as seguintes definições:
I – Autorização: ato unilateral, precário, personalíssimo, intransferível e temporário emitido pela Prefeitura Municipal, obrigatória para todos os veículos que realizam transporte de trabalhadores rurais no município de Poço Fundo/MG.
II – Ônibus: veiculo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de vinte assentos;
III – Microônibus e Utilitários: veículo automotor de transporte coletivo com capacidade entre nove e vinte assentos, inclusive o do condutor;
IV – Veículo de Carga: veículo automotor de transporte de carga.
Art. 3º - O requerimento para autorização do serviço de transporte de trabalhadores rurais deverá ser protocolizado na sede da Prefeitura Municipal, direcionado ao Supervisor de Serviços Urbanos e deverá conter os seguintes documentos:
I – Requerimento formulado pelo proprietário do veículo, informando o período;
II – Cópia autenticada de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV;
III – Cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação – CNH do condutor do veículo, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro;
IV – Certidão negativa de Registro de Distribuição Criminal do condutor do veículo, nos termos do art. 329, do Código de Trânsito Brasileiro.
V - Apresentação da apólice do Seguro de acidentes pessoais em beneficio dos trabalhadores transportados, devendo possuir cláusula que possibilite a cobertura de Despesas Médicas Hospitalares, indenização por Morte ou Invalidez Permanente;
Art. 4º - A autorização de que trata o inciso I, do art. 2º desta Lei, será emitida ao interessado, a critério da Prefeitura Municipal e deverá atender aos seguintes requisitos:
I – Prazo de validade de acordo com a validade do seguro;
II – Em se tratando de veiculo de carga, o mesmo somente será autorizado a realizar o transporte de trabalhadores rurais, preenchido os seguintes requisitos:
a) Veículos em boas condições de uso;
b) bancos com encostos, fixados na estrutura da carroceria;
c) carroceria, com guardas altas em todo o seu perímetro;
d) cobertura.
§ 1º O transporte de que trata o inciso II, deste artigo somente poderá ser autorizado para transporte de trabalhadores rurais, quando da realização de trabalho na zona rural do Município.
Art. 5º - Satisfeitos os requisitos enumerados nos artigos 3º e 4º, a autoridade competente estabelecerá no documento de autorização as condições de higiene e segurança, definindo os seguintes elementos técnicos:
I – O número de passageiros (lotação) a serem transportados;
II – O local de origem e de destino do transporte, podendo ter mais de um roteiro;
III – O prazo de validade da autorização;
Art. 6º - Para o transporte de passageiros em veículos de carga não poderão ser utilizados os denominados “basculantes”, “boiadeiros” e “tratores”.
Art. 7º - A autorização de que trata a Lei, poderá ser cassada a qualquer momento pelo descumprimento das condições estabelecidas nesta Lei, independente das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e demais cominações previstas em Lei.
Art. 8º - Em nenhuma hipótese, independentemente do tipo de veículo utilizado será permitido o transporte de passageiros em pé ou acima da capacidade do veiculo.
Art. 9º - O Poder Executivo regulamentará a presente lei, no que couber, através de decreto, cabendo ao Supervisor de Serviços Urbanos, o acompanhamento, controle e fiscalização das atividades.
Art. 10 – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Poço Fundo/MG, 19 de maio de 2009.

VEJA TAMBÉM: