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sábado, 17 de novembro de 2012

CAFÉ POÇO-FUNDENSE NA COPA DO MUNDO

Matéria publicada no Jornal de Poço Fundo, Edição 330, com informações adicionais
Fotos: a.c.rodrigues

Poço Fundo e o Sul de Minas estarão devidamente representados na Copa do Mundo de 2014, e com o que têm de melhor na atualidade. O café produzido pela Coopfam (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região) foi selecionado pelo Projeto Talentos do Brasil Rural para ser um dos itens comercializados durante o evento.
A confirmação veio no início deste mês e deixou todos os mais de 100 membros da instituição, que, hoje, produz cerca de 20 mil sacas anuais de grãos, extremamente animados. “Quando fomos pré-escolhidos para participar desta novidade achávamos que seria apenas para a área do café orgânico, e já estávamos felizes. Agora, ficamos sabendo que o café convencional também entra na lista, o que é ainda mais gratificante. Assim, todos os associados serão beneficiados”, comemora o presidente da entidade, Marcelo Gonçalves.
Segundo o jovem dirigente, o grupo poço-fundense acabou sendo pré-selecionado logo que a iniciativa foi lançada, numa parceria entre os ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário. “Recebemos um convite, por e-mail, para nos cadastrar. No comunicado, havia um questionário, com respostas que valiam pontuações. Quem aspirasse a uma indicação precisaria fazer pelo menos 50 pontos, mas ultrapassamos este limite. Depois, vieram as outras etapas e fomos bem em todas, seguindo até a escolha final”.
A qualidade reconhecida do produto local contou pontos, além da experiência adquirida pela Coopfam no exterior. O fato de que vários países preferem selecionar o que vão consumir, com base em dados como o comércio justo (fair trade) e culturas sustentáveis, também pesaram na decisão. “O governo não pretende só ‘dar uma força’ ao pequeno produtor. Ele procura instituições estabelecidas, com ‘bagagem’ e comprovado compromisso com o desenvolvimento sustentável. Tanto que uma das primeiras exigências era a confirmação de que nossa cooperativa é formada realmente por agricultores familiares, o que foi facilmente provado com documentação jurídica”, lembra Marcelo.
A produção e a comercialização nas 12 sedes da Copa do Mundo ainda contarão com o apoio do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrícola), e isto foi uma agradável surpresa para os associados. O próprio órgão fará a intermediação entre os produtores e os consumidores finais. “Nossa participação não ficará restrita à montagem de stands para venda de café. O MDA vai procurar hotéis, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos, oferecendo nosso produto. Além disso, há informações de que recursos serão disponibilizados para investirmos no cultivo, na industrialização e na divulgação e fortalecimento da marca. Outro fato importante é que a parceria não para por aí. Após o torneio, espera-se que muitas portas do mercado mundial se abram, a partir do que for apresentado aqui, no Brasil. Dessa forma, o Governo Federal promove uma ponte entre nós e os compradores de todo o planeta”, prevê o presidente da Coopfam.
A responsabilidade vai ser grande, pois não se sabe qual é a demanda e os requisitos para atendê-la, mas a entidade poço-fundense já está se antecipando. “Estamos nos reunindo com os membros e buscando melhorias. Recentemente, contratamos dois técnicos para acompanhar nossos trabalhos, e vamos atrás de mais transformações. Outra ação que precisamos fazer é preparar o espaço para o aumento da produção e pensar na possível aquisição de mão de obra para o ano que vem. Afinal, a Copa das Confederações está chegando, e queremos participar deste evento, até para sentir como será em 2014”, revela Marcelo.
O outro representante da região no projeto é o artesanato feito com taboas, de Andradas. Os 38 componentes da cooperativa, que produz de cestos a casinhas de cachorro com o material, também comemoram a oportunidade de aumentar suas vendas e se tornarem mundialmente reconhecidos.

Marca do café da coopfam deverá sofrer alterações no layout, mas qualidade será a de sempre ou melhor


Alimento, Turismo e Cultura

Geléias, doces, compotas, conservas, vinhos, cachaças, caminhadas, banhos de cachoeira, visita às propriedades, alimentação diferenciada e a oportunidade de acordar no meio rural. Foi para divulgar esses produtos e serviços, e também para inseri-los no mercado turístico, que o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançaram, em 2009, o Projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.
O objetivo é preparar os empreendimentos de agricultura familiar para prestarem serviços aos turistas e ofertarem produtos diferenciados ao mercado representado por hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato, agregando, assim, valor aos produtos oferecidos.
A idéia é fazer com que o turismo, que tem sido trabalhado como importante vetor de geração de emprego e renda, se juntar a quem está na outra ponta do processo, os agricultores e os potenciais compradores. Assim, qualificar os empreendimentos contribuirá para que os produtos da agricultura familiar possam competir no mercado.
O Projeto, com abrangência nacional e foco nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, previa a qualificação de 125 instituições da agricultura familiar que trabalham com artesanato, agroindústria e turismo. O projeto foi executado em 18 meses, com associações e cooperativas já estruturadas e organizadas.
A ideia é que o café orgânico e o convencional produzidos por agricultores familiares de Poço Fundo, por exemplo, ganhem as mesas de hotéis e restaurantes de todo país, além de fazer com que outras linhas de produtos e artigos utilitários ou decorativos possam ser utilizados por grupos do setor turístico.
Além disso, o projeto deve qualificar empreendimentos localizados no entorno das cidades-sede da Copa de 2014 que já trabalham com Turismo Rural, para que possam oferecer atividades diversificadas aos visitantes e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial.
Estão previstas também ações de apoio à comercialização dos produtos em todas as regiões do país. E, ainda, a realização de um estudo para conhecer a oferta e a demanda por produtos da agricultura familiar nos destinos. As ações serão desenvolvidas como forma de agregar valor e diversificar a oferta turística brasileira, com base em valores socioambientais e sustentáveis.
O Talentos do Brasil Rural se baseou na experiência de outros projetos – Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, Economia da Experiência e Talentos do Brasil, por exemplo - executados pelo MTur e MDA, que, desde 2003, são parceiros no fomento ao turismo neste setor.

Investimentos em máquinas e profissionais garantirão bom desempenho na oferta do produto

O presidente Marcelo comemora e afirma que os produtores estão prontos para o desafio

Café de Poço Fundo já é conhecido internacionalmente, e a Coopfam vai ampliar ainda mais sua rede de contatos e de clientes

Um comentário:

  1. Quem acreditou e persistiu ,agora está contente !!Parabéns pelo trabalho !!E bons negócios !!!

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