BASTA UM CLIQUE!

Ao visitar as páginas dos parceiros presentes nas propagandas deste blog, você nos ajuda a obter recursos para diversos trabalhos sociais feitos pelo MBS. Basta um clique em qualquer propaganda com a marca "google", e muita gente agradecerá pelo seu gesto. Participe!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

RECESSO MUNICIPAL CAUSA TRANSTORNOS NA ÁREA DA SAÚDE

O Hospital de Gimirim está sofrendo com o excesso de pacientes que têm buscado auxilio médico no Pronto Atendimento Municipal. O recesso dado pela Prefeitura para os funcionários do Posto de Saúde e dos PSF´s faz com que muita gente procure o hospital para fazer consultas que geralmente são realizadas nestas unidades. O problema é que o Pronto Atendimento deixa claro: só recebe casos de urgência e emergência. O resultado é um conjunto de reclamações e até confecção de boletins de ocorrência.
Na manhã desta segunda-feira, uma mãe que buscava atendimento para sua filhinha chamou a policia e a Imprensa para reclamar do descaso. Segundo ela, a garotinha teve febre durante a noite de domingo, mas como o sintoma não foi detectado em aferição no hospital o atendimento foi recusado. Chorando, ela criticou a Secretaria da Saúde por permitir o recesso dos funcionários. "Um médico plantonista não pode atender a todo o municipio sozinho, eu entendo, mas minha filha só não está com febre agora porque eu dei um remédio pra ela antes de trazê-la aqui. Se no Posto tudo estivesse normal, não precisaria disso".
Uma outra mulher reclamava de dores no peito e falta de ar. Ela dizia que sempre era atendida em um dos PSF´s da cidade, mas não só encontrou a unidade fechada como o médico que a atendia sofreu um acidente (Dr. Roander, que está internado em Alfenas após chocar seu carro com um caminhão). "Tem alguns remédios que não posso tomar, e agora estou passando esta dificuldade aqui porque o PSF está fechado, mas onde eu iria se não fosse aqui no Hospital?", reclamou.
A diretoria e o médico que atendia no plantão do H.G. não quiseram gravar entrevista, mas conversaram com nossa reportagem. Eles apresentaram uma lista dos procedimentos considerados de urgência e emergência (veja lista abaixo) e também reclamaram do recesso municipal. De acordo com o plantonista todos os casos estavam recebendo a devida atenção, mas algumas pessoas ainda assim não conseguiam entender porque não eram recebidas no consultório. "Quem chega reclamando de problemas de pressão ou febre alta passa por uma aferição. Se o sintoma não for confirmado, aconselhamos a pessoa a retornar depois ou procurar o Posto ou PSF quando for reaberto. Quanto às crianças, todas acabam por ser atendidas, mas há casos mais graves que têm prioridade", disse o profissional, que solicitou também que sua identidade fosse preservada.
O médico reclamou também dos pacientes que apareciam no Pronto Atendimento e acabavam por simular sintomas apenas para ser recebido no consultório. "Pessoas que dizem ter dor de cabeça e não têm, outras que reclamam de sintomas que não existem... teve o caso de um homem que chegou dizendo que estava passando mal e só queria mesmo era me mostrar um exame solicitado por um colega médico do PSF. Isso atrapalha muito e estas pessoas muitas vezes nem se tocam disso".
Uma sugestão dada pela diretoria foi a de que a Prefeitura enviasse funcionarios para o Hospital, a fim de ajudar na agilização do fluxo de pacientes. "Eles estão parados, mas não de férias. Já que as entidades estão fechadas, poderiam vir para o Pronto Atendimento, pois isso facilitaria muito o nosso trabalho", diz a diretora Daniela Pereira.
Procuramos a Secretaria da Saúde e a Prefeitura, mas as portas também estavam fechadas. Localizamos o Prefeito Beto Gouvêa, que deu algumas explicações e disse que já estava tomando providências para solucionar o problema. "Já entramos em contato com a diretoria do hospital e autorizamos a contratação, em regime de urgência, de mais um ou dois plantonistas para ajudar a desafogar o grande número de atendimentos. Por outro lado, acredito que estes problemas nos levarão a repensar o recesso para próximos fins de ano. Na área administrativa até que funciona bem, mas em setores como saúde e outros serviços essenciais nem tanto", disse Beto.
Detalhes e desdobramentos deste caso você tem no Informativo 105 (nesta terça, 28) e no próximo JPF.

ABAIXO, A LISTA DE PROBLEMAS ATENDIDOS PREFERENCIALMENTE NO HOSPITAL DE GIMIRIM, CONFORME AVISO FIXADO NA PORTA DA ENTIDADE:

19 comentários:

  1. que vergonha, sem comentários

    ResponderExcluir
  2. ACHO Q TODOS MERECEM , DESCANSO....MAS ALQUEM DEVERIA FICA..
    E NÃO JUSTIFICA FALA Q O MEDICO DE UM PSF SOFREU ACIDENTE, ELE JA ESTAVA DE FERIAS TBEM


    POPULAÇÃO PRECISA SER MAIS RESPEITADA...
    PRECISA SABER SE ISSO É CORRETO...FICA ESSE TEMPO TODO SEM ATENDIMENTO NO POSTO DE SAUDE.E PSF....
    AGORA PESSOA FINGE QUE PASSA MAL SÓ PRA MOSTRA EXAME MEDICO...ESSA É DEMAIS....
    VERGONHA...

    ResponderExcluir
  3. Feriado é só dia 25/12 e dia 01/01,depois cada um tira sua merecida férias....

    ResponderExcluir
  4. Mais um dos muitos casos de incompetência do órgão público municipal!
    Esta Prefeitura está uma vergonha!
    Isto precisa mudar urgentemente!
    Quem sabe algum prefeito com "pulso mais firme" para dar conta destes funcionários que não pensam em nossa população!
    Vergonha, vergonha, vergonha!

    ResponderExcluir
  5. E não é só na parte da saúde que atrapalha esses recessos não , na creche tbm, pois eu msm trabalho até sábado e minha empregada domestica tem uma filha na creche, é só chegar essa época tem q ficar correndo atras de alguem para olhar o filhino ou leva-lo ao trabalho, e nem todos as pessoas tem recesso e pessoas para ajudar a olhar os filhos!! Isso tbm deve ser analisado!

    ResponderExcluir
  6. Beto Gouvêa- Sobre o episódio do recesso de fim de ano, algumas observações são necessárias:
    1° - O que ocorreu no hospital na segunda-feira foi uma sobrecarga que acontece mesmo em dias quando o PSF e Posto de Saúde estão funcionando, isto todo mundo sabe e muitas vezes o próprio Jornal de Poço Fundo anunciou a sobrecarga no Pronto Atendimento.
    2° Tão logo tomei conhecimento do assunto entrei em contato com a diretora do hospital Daniela e autorizei a contratação imediata de mais um plantonista, tanto que na segunda-feira já na parte da tarde a situação normalizou e na terça-feira, já estava funcionando o Pronto Atendimento perfeitamente dentro dos seus limites.O que ocorreu na segunda-feira como já disse foi uma sobrecarga no Pronto Atendimento.
    3°Todas as vezes que saem notícias polêmicas como estas, sempre tem alguns convardes que emitem seus palpites na irresponsabilidade do anonimato.Pulso firme é respeitar o conjunto das situações tanto a população quanto os servidores municipais.Se tem algum infeliz que acha que com chibata e gritos se mostra respeito, precisa urgentemente repensar seus conceitos.
    4° - Os serviços excenciais são preservados, até por que PSF e Posto de Saúde tem hora para funcionamento, e ninguem pode escolher a hora que vai passar mal.Ou será que alquém imagina que os PSF's e o Posto de Saúde funcionam de madrugada, nos domingos e feriados e assim por adiante.Vamos com boa vontade pensar um pouco.
    5° - Quanto ao comentário da creche que funciona de Janeiro a Dezembro ininterruptamente, somente com uma semana de recesso como a que estamos passando vamos convir está correto.Nós precisamos pensar que os pais em alguma hora
    vão ter que ficar com seus filhos, não vão?

    ResponderExcluir
  7. concordo plenamente.......

    ResponderExcluir
  8. EM TEMPO: NESTA TERÇA-FEIRA, POUCO ANTES DE APRESENTAR O PROGRAMA INFORMATIVO 105, PASSEI PELO HOSPITAL E CONFIRMEI QUE A CONTRATAÇÃO DO NOVO PLANTONISTA JÁ FOI REALIZADA. NO HOSPITAL, O MOVIMENTO JÁ CAIU BASTANTE POR CONTA DA NOVIDADE(NO HORÁRIO EM QUE FIZ A VISITA, SÓ HAVIAM DOIS PACIENTES). DOIS MÉDICOS ATENDERÃO OS PACIENTES ATÉ O RETORNO DOS PSF´S E DO POSTO.

    ResponderExcluir
  9. a populaçao de Poço fundo precisa de muito respeito! nao sao todos que podem pagar uma consulta particular!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Quanto ao recesso da creche gostaria de esclarecer que ele consta do regimento interno da mesma,regimento esse que foi aprovado por uma diretoria e um conselho no qual é composto por mães da creche.Esse regimento é registrado em cartório.Quanto aos 30 dias dias de férias, os mesmos são assegurados por lei a todos os trabalhadores. Nunca questionamos o fato de que quando as mães estão de férias elas continuam mandando seus filhos para a creche, pois entendemos que elas tambem merecem esse descanso. Agora quanto ao prefeito vamos deixar de politicagem barata e reconhecer toda atenção dispensada a nossa entidade,alimentação da melhor qualidade,condução todos os dias,12 horas de serviço diario(tendo em vista que todas as creches trabalham oito horas por dia, não tem transporte municipal e obedecem ao calendário escolar).Vamos pensar nas funcionárias que cuidam de seus filhos 335 dias por ano dispensando a eles cuidados e amor.Também quero ressaltar que elas são seres humanos e precisam de descanso.Agora gostaria que voce pensasse em tudo que é feito durante o ano por seu filho,voce tem a liberdade de falar,mas se identifique para que não julguemos todas as mães por uma apenas. Joana D'arc Romanelli Peta.Diretora de Educação Infantil da Creche e Pré-EScola Municipal Santa Terezinha do Menino Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Quem sabe as pessoas dão mais valor ao PSF, pois são muitas as reclamações de que o pessoal atende mal, os médicos não prestam. Porque reclamar?
    Agora aguenta calado.

    ResponderExcluir
  13. Parem de reclamar do prefeito, logo virá um que de certo vai fazer de Poço Fundo a 1ª maravilha do mundo. Qual foi o prefeito que fez tanta coisa como o de agora? A população de Poço Fundo é cega mesmo. Não se encherga, e não valoriza o que tem.

    ResponderExcluir
  14. Vamos volorizar o que temos. Todos tem direito de descasar.
    Pensem um pouquinho.

    ResponderExcluir
  15. Pra descansar, já existem as férias... Pra festa, já tem os dias em que todo mundo pára (e o engraçado é que nestes dias ninguém pensa em médico..kkkk). O povo não pode ficar pagando pra que funcionários ganhem parados. Nem os nossos patrões fazem isso, uai.

    ResponderExcluir
  16. PESSOAL DA CONGADEIRO JOSÉ BENEDITO CANTO31 de dezembro de 2010 às 09:45

    APROVEITANDO QUE ESTÃO TODOS FALANDO DO PREFEITO, VOU APROVEITAR.NOSSA RUA, FOI UMA DAS PRIMEIRAS A SURGIR EM POÇO FUNDO E ATÉ HOJE NINGUEM FEZ NADA POR ELA VIERAM EM NOSSAS CASAS PEDIR VOTOS PRA ESSA ELEIÇÃO QUE TEVE AGORA E O VEREADOR DA BARRA DISSE QUE A VERBA JA ESTA NA PREFEITURA.ENTÃO QUEREMOS SABER ONDE ESTA ESSE DINHEIRO PQ NOSSA RUA C ENCONTRA UMA TRISTEZA AINDA MAIS AGORA COM A CHUVA.O TONINHO DO JORNAL TAMBEM FALOU PRA GENTE QUE A VERBA JA ESTAVA LA ENTÃO POR FAVOR SOMOS TODOS SERES HUMANOS PRECISAMOS MAIS UM POUCO DE RESPEITO.OU VÃO ESPERAR TODOS DA RUA MORRERMOS COMO OS OUTROS QUE VCS PROMETEU E NÃO CUMPRIU.PQ PARA OS NOSSOS TATATARAVÓS DISSERAM A MESMA COISA

    ResponderExcluir
  17. VOCES RECLAMAM TANTO DOS MÉDICOS DAQUI AGORA QUE ESTÃO SEM ,TA VENDO NÉ A FALTA QUE ELES FAZ.A CRECHE É A MESMA COISA JA VI MUITAS MÃES RECLAMANDO AGORA SE VIREM SEUS MAL AGRADECIDOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  18. Dar valor nessa porcaria!? fala sério!!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião com equilibrio, respeito e bom senso. Comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão excluidos.